Voltar

Rede Sem Fio

As Redes Sem Fio permitem a conexão de aparelho à internet ou a outros dispositivos sem o uso de cabos. Conheça os principais tipos de redes e como funcionam.

Foto do Redator

por

Wende Paracelos

9/8/2023 15:12

Compartilhar:
Rede sem fio

Você lembra quando tinha que esperar até de noite para acessar a internet e que quando estivesse conectado não podia usar o telefone fixo em casa devido à interferência?

Ou de quando você só podia acessar a internet quando chegasse em casa e tinha que ficar competindo com a família para ver quem ia mexer primeiro?

Isso só acontecia, pois, naquela época, a internet era discada, ou seja, era necessário utilizar um fio para se conectar à internet, limitando o acesso.

Porém, com o avanço da tecnologia, hoje em dia podemos nos conectar a uma Rede Sem Fio e acessar a internet de qualquer lugar e com diferentes tipos de aparelho.

Quer entender o que é uma Rede Sem Fio e como essa tecnologia funciona? Então, continue lendo para saber mais!

O que é uma Rede Sem Fio?

A Rede Sem fio vem do inglês Wireless (“wire” = fio / “less” = sem), portanto, pode ser traduzido como redes sem fios.

A Rede Sem Fio ou rede wireless, como o próprio nome diz, é uma tecnologia para acessar a internet sem a necessidade de utilizar cabos.

Para transmitir as informações e permitir que você acesse a internet, são usadas tecnologias como radiação infravermelha, sinais de radiofrequência ou satélites.

A transmissão de sinal é feita através de um access point ou ponto de acesso, um equipamento que envia ondas de rádio captadas por antenas e transmitem o sinal para os aparelhos conectados na rede.

Com toda essa tecnologia, você poderá acessar a internet de qualquer lugar, sem precisar ficar preso a um fio.

Diferença de Rede Sem Fio e rede com fio

Como você já viu, a Rede Sem Fio é aquela que permite você se conectar na internet sem precisar de cabos, através de roteadores e WI-FI.

Já a rede com fio é aquela usada antigamente, quando alguém conectava o computador a um cabo para acessar a internet.

Geralmente, o cabo traz mais velocidade e estabilidade para a conexão, no entanto, ele não proporciona a liberdade e praticidade que precisamos tanto hoje em dia.

Afinal, você não se vê mais se conectando a internet apenas com um cabo e um lugar específico não é mesmo? Por isso, a rede com fio está sendo cada vez menos utilizada e substituída por tecnologias mais avançadas como as redes sem fio.

Tipos de Rede Sem Fio

Não pense que as redes sem fio te conectam apenas à internet. Pelo contrário, através dessa tecnologia você pode conectar diferentes tipos de aparelhos e acessá-los de qualquer lugar.

Para isso, são utilizados diferentes tipos de Rede Sem Fio e iremos falar mais sobre cada um deles a seguir, confira!

  • IRDA: transfere os dados a partir da tecnologia infravermelha. Ela não armazena nenhum dado, somente transmite as informações;
  • Bluetooth: transmissão de dados entre diferentes aparelhos em uma curta distância;
  • RONJA: permite a transferência de dados através de um feixe de luz;
  • WI-FI: o acesso ao WI-FI pode ser feito com qualquer aparelho que possui essa tecnologia através de um acesso ao Hotspot (ponte de conexão do WI-FI);
  • WiMax: conexão sem fios que permite a transmissão de dados em uma grande distância. Essa é uma tecnologia mais avançada que o WI-FI;
  • Mesh: com essa tecnologia é possível ampliar a cobertura de um adaptador de rede sem fio criando uma rede na qual os aparelhos se comunicam entre si;
  • WiGig: esse é um modelo de conexão sem fio que fornece mais velocidade e estabilidade para os aparelhos.

Vantagens da Rede Sem Fio

E aí, está gostando de saber mais sobre as redes sem fios? Então, agora vamos ver quais as principais vantagens dessa tecnologia. Acompanhe!

Access points

Com os diferentes pontos de acesso, os usuários podem se conectar a uma Rede Sem Fio de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Ou seja, a maior vantagem dessa tecnologia é, justamente, proporcionar flexibilidade para os clientes.

Segurança

Por ser um sinal que vai pelo ar, a Rede Sem Fio pode sofrer interferências de outros sinais, como o rádio ou outros dispositivos da mesma frequência.

Sendo assim, é importante ter um protocolo de segurança para que os seus dados não sejam acessados por outras pessoas.

Facilidade de instalação

Outra vantagem da Rede Sem Fio é que ela possui uma instalação mais simples e rápida, não sendo necessário nenhum tipo de obra na sua casa.

Fácil de configurar

Por último, as conexões de redes sem fio também são mais fáceis de configurar, independente do tipo de tecnologia escolhida, você não terá muitos problemas para usá-la.

Como implantar uma Rede Sem Fio

Para implantar a Rede Sem Fio você precisa escolher entre as seguintes opções: centralizada, convergente ou na nuvem. Saiba a diferença entre cada um deles, a seguir:

Implantação centralizada

Esse tipo de implementação é mais utilizado em centros universitários, onde as construções estão mais próximas umas das outras.

Dessa forma, é mais fácil fazer atualizações e habilitar novas funcionalidades na rede sem fio, uma vez que se consolida a rede.

Implantação convergente

A implantação convergente é mais utilizada em campus de universidades ou empresas, pois é possível ter maior estabilidade na conexão.

Esse tipo de implantação transforma a conexão sem fio em um dispositivo de rede que funciona tanto como switch quanto um controlador sem fio.

Implantação na nuvem

Já com a implantação na nuvem, o sistema usa a tecnologia de nuvem para gerenciar os dispositivos implantados no mesmo local, mas em lugares diferentes.

Classificação de Redes Sem Fio

As Redes Sem Fio possuem 4 categorias, são elas:

  • WPAN - Wireless Personal Area Network: A rede WPAN é uma tecnologia usada em conexão de curta distância, sendo mais comum o uso de rede infravermelha ou bluetooth (Ex: teclados e mouses com bluetooth);
  • WLAN - Wireless Local Area Network: Essa rede é mais conhecida e mais utilizada pelos usuários, pois seu alcance é de até 60 metros de distância, como o WI-FI, por exemplo;
  • WMAN - Wireless Metropolitan Area Network: A rede WMAN é semelhante a WLAN, no entanto, o seu diferencial é o alcance, podendo cobrir até 5 km. Ela é mais utilizada para conectar cidades do interior a capital;
  • WWAN - Wireless Wide Area Network: Essa é a Rede Sem Fio com maior alcance, sendo utilizada apenas por operadoras de telecomunicações, para fornecer conexão móvel para os usuários através de tecnologias como 4G e 5G.

Limitações

Como você viu, as redes sem fios proporcionam muitas vantagens para os usuários, principalmente, em relação à possibilidade de se conectar de qualquer lugar com qualquer dispositivo.

Sendo assim, a única limitação da rede sem fios é a velocidade máxima que o roteador pode atingir e a quantidade de aparelhos que podem se conectar à rede simultaneamente.

E aí, ficou interessado em contratar o serviço de Rede Sem Fio para a sua casa ou escritório e ter mais liberdade no seu dia a dia?

Então, acesse o Portal Assine ou fale conosco através do telefone 0800 941 9598 e conheça as melhores opções para atender às suas necessidades. Estamos esperando por você!

CEP
Aguardando...
Oops! Something went wrong while submitting the form.