Quando a sua internet fica lenta ou para de funcionar, a dúvida é imediata: o problema está no roteador ou é culpa da operadora?
A falha pode ter origem tanto na sua rede interna, como o sinal Wi-Fi e os equipamentos, quanto no serviço que é entregue pela sua provedora.
A boa notícia é que existem testes práticos para identificar a fonte da instabilidade sem complicação.
O portal Assine sabe como responder a essa questão e preparou um guia completo para você: continue a leitura e aprenda a diagnosticar sua conexão.
Muitas vezes, a culpa da internet ruim está no seu roteador, um aparelho que se torna obsoleto.
Fabricantes como a D-Link, citados em reportagem do TecMundo, recomendam a troca a cada 2 a 3 anos, pois modelos antigos não suportam as velocidades e tecnologias atuais dos planos de internet.
Identifique se o seu equipamento é o problema com esta lista de sinais:
LEIA MAIS | Diferença entre vírus e malware: entenda os conceitos
Se você já seguiu os passos anteriores, testou sua conexão via cabo e verificou que seu roteador parece estar funcionando bem, é hora de olhar para fora de casa.
Problemas de instabilidade ou lentidão podem ser causados por falhas na infraestrutura da operadora, como em cabos, postes ou na central que atende o seu bairro.
Confira os principais indícios de que o problema está no serviço prestado pela sua provedora:
Agora que você já conhece os sinais, vamos aos testes práticos para isolar a causa da sua lentidão.
Realizar um diagnóstico preciso é mais fácil do que parece e evita o estresse de não saber a quem recorrer.
Não é à toa que, segundo dados da Anatel divulgados pela Consumidor Moderno, a banda larga fixa se tornou o serviço com mais reclamações no primeiro semestre de 2024.
Dentre as queixas, as críticas sobre a qualidade do sinal e as interrupções frequentes representam uma parcela significativa (22,2%), mostrando que a instabilidade é uma frustração comum.
Siga os passos abaixo e descubra de uma vez por todas se o vilão é o seu roteador ou a operadora.
Este é o teste mais confiável para saber se o sinal que chega da rua está bom. Ao conectar seu computador diretamente ao roteador, você elimina qualquer interferência do Wi-Fi (paredes, distância, outros aparelhos) e mede a qualidade "pura" da sua internet.
Siga este passo a passo:
Além do teste de velocidade, outras ferramentas podem ajudar a entender melhor o que está acontecendo com a sua conexão:
Cansado de ter dúvidas sobre a qualidade da sua internet? Ter uma base sólida é o primeiro passo para uma conexão sem dor de cabeça.
É por isso que a estabilidade da fibra óptica, como a oferecida pela Nio Fibra, faz toda a diferença.
Quando sua operadora entrega um sinal de alta qualidade e sem oscilações, qualquer problema que surja fica muito mais fácil de identificar, pois a causa quase sempre estará dentro da sua casa, como em um simples ajuste no roteador.
Chega de desconfiar da sua operadora. No portal Assine, você pode descobrir se os planos de ultravelocidade da Nio Fibra já chegaram à sua rua.
Para pesquisar é fácil: basta inserir o seu CEP, comparar os planos e contratar online, garantindo uma conexão confiável de verdade.
LEIA MAIS | Como saber se um site é seguro antes de fazer download?
Saiba mais sobre como saber se o problema é o roteador ou a operadora!
Sim, especialistas recomendam a troca a cada 3 a 5 anos, pois modelos antigos se tornam gargalos que não suportam as novas velocidades.
Conecte um computador direto no roteador via cabo e faça um teste em um site de medição; essa é a forma mais precisa de avaliar o sinal.
Com certeza. Ele pode ser incapaz de processar toda a velocidade que a operadora entrega, limitando a performance da sua conexão.
Isso acontece porque paredes, lajes e a própria distância enfraquecem o sinal, causando instabilidade em pontos mais afastados do roteador.
É desligar o equipamento da tomada por 30 segundos para limpar erros de memória; faça isso como primeiro passo sempre que a internet falhar.
Sim, principalmente se você sofre com quedas intermitentes, pois uma falha pontual pode não aparecer em um único teste de velocidade.
O modem traz o sinal da internet para sua casa, enquanto o roteador distribui essa conexão, com ou sem fio, para seus dispositivos.
15/8/25 21:44
Relacionados